Derrocada dos Mercados Globais Prejudica Mercado Brasileiro
O dia de derrocada dos principais mercados globais, com o Nikkei acionando circuit-breaker, traz prenúncios de um início de semana negativo para o mercado brasileiro. O ETF EWZ, que representa os ADRs brasileiros, caía 4,65% no pré-market da Bolsa de Nova York. Investidores buscam ativos de segurança diante das consequências das tarifas anunciadas por Donald Trump. A ausência de avanços nas negociações comerciais frustra os investidores. Petrobras e Vale também registram quedas significativas. As bolsas asiáticas sofrem fortes desvalorizações. A China responde com tarifas às importações dos EUA.
O governo chinês prepara medidas para compensar os efeitos das tarifas de Washington. Empresas dos EUA como Tesla, GE Healthcare e Medtronic recebem apoio da China. Mercados asiáticos registram quedas expressivas, com destaque para o Nikkei e o Kospi atingindo mínimos desde 2023. A Austrália também sofre perdas significativas. (com Estadão Conteúdo)
Lara Rizério
Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de acompanhar os desdobramentos políticos e seus impactos para os investidores.
Júlio Rossato