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Usuários poderão contestar transferências via Pix diretamente no aplicativo do banco

A partir de 1º de outubro, vítimas de golpes e fraudes no Pix poderão recuperar o dinheiro através do autoatendimento do MED nos apps bancários.

Usuários poderão contestar transferências via Pix diretamente no aplicativo do banco

Usuários poderão contestar transferências via Pix diretamente no aplicativo do banco

A partir de 1º de outubro, vítimas de golpes e fraudes envolvendo o Pix poderão recuperar o dinheiro através da função de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) disponível nos aplicativos bancários. O MED, desenvolvido pelo Banco Central, permite a recuperação do dinheiro mediante denúncia ao BC.

A ferramenta elimina a necessidade de contato com o atendimento do banco, possibilitando a contestação de transações Pix dos últimos 80 dias, agilizando o processo de denúncia e aumentando as chances de recuperação dos valores transferidos para golpistas. Além disso, permitirá consultar o status da solicitação de devolução.

O autoatendimento do MED foi adiado para 1º de outubro, devido à complexidade da ferramenta, após definição inicial para 1º de abril. Os aplicativos dos bancos terão um botão 'Reclame aqui' para contestação de transações, direcionando o usuário ao extrato da conta para selecionar a transação a ser contestada.

O banco notificará a instituição do recebedor, fornecerá o número de protocolo da devolução, o prazo para resposta e informações sobre saldo na conta recebedora. Caso não haja saldo suficiente, a conta será monitorada por até 90 dias para devoluções adicionais.

Após a devolução do dinheiro, receptor e vítima serão notificados. A ferramenta não é válida para transferências por engano ou desacordos comerciais.


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