Impacto das Tarifas de Trump nos Mercados Globais
Os mercados globais acumulam perdas de quase US$ 10 trilhões desde o Libertation Day, quando o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma série de tarifas de importação a todos os países do mundo, desencadeando uma guerra comercial.
O baque mundial dos mercados acionários é puxado, sobretudo, pela empresas americanas. O índice VIX — conhecido como “índice do medo” — disparou, refletindo a aversão ao risco em meio a um cenário de incertezas crescentes, tanto na política monetária quanto no comércio global.
Análise de Economistas sobre o Excepcionalismo Americano
Em entrevista ao programa Stock Pickers, o economista Gustavo Medeiros avalia que o aumento do volume negociado é sintomático de uma possível mudança estrutural no funcionamento do mercado. Segundo ele, o excepcionalismo americano se sustentava em políticas fiscais pró-cíclicas que, atualmente, perderam força.
Já Oliver Stunkel destaca que o governo de Trump rejeita um consenso anterior sobre a globalização como estratégia para enfrentar a ascensão chinesa. Medeiros alerta para os riscos da estagflação e a transformação estrutural no comércio global.
Impacto Político das Tarifas de Trump
Medeiros analisa que Trump compreende os riscos de adotar tarifas tão altas, mas destaca a pressão política para reduzi-las. O cenário aponta para um mercado em transição, com incertezas sobre o futuro do excepcionalismo americano.
Júlio Rossato