Agenda Econômica no Brasil
A agenda econômica desta quarta-feira (9) no Brasil começa com a divulgação dos juros e do spread bancário referentes a fevereiro, às 8h30. Às 9h, os investidores acompanham os dados de vendas no varejo e os preços ao produtor, indicadores que ajudam a medir o ritmo da atividade econômica e possíveis pressões inflacionárias. No período da tarde, o Banco Central divulga o fluxo cambial semanal, às 14h30.
Expectativas nos EUA
Nos Estados Unidos, o mercado aguarda com atenção a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), prevista para as 15h, que pode trazer pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve em relação à política monetária.
Tensões Comerciais China-EUA
Enquanto os agentes econômicos monitoram os dados, o ambiente permanece instável por causa da escalada da guerra comercial entre China e Estados Unidos. O temor de desaceleração global, na véspera, derrubou os preços das commodities e penalizou ações ligadas ao minério de ferro e petróleo, que têm forte peso no Ibovespa.
Agenda de Autoridades Brasileiras
Na manhã desta quarta-feira (9), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem audiências com representantes do Banco Morgan Stanley, ministros e investidores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da 9ª Reunião de Cúpula de Chefes de Estado da CELAC em Honduras.
Júlio Rossato