DER/PR Realiza Disputa por Restauração em Concreto de Rodovias
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), conduziu a sessão de disputa da obra de restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central.
Entre as 11 participantes, a TCPAV Tecnologia em Construção e Pavimentação Ltda., do Rio Grande do Norte, foi a vencedora com uma proposta de R$ 248 milhões. Agora, a empresa deve enviar uma planilha de valores atualizada e os documentos exigidos para análise da comissão do DER/PR.
A licitação adota a modalidade de contratação semi-integrada, que inclui a elaboração do projeto executivo de engenharia seguida pela execução da obra em uma única etapa.
Detalhes da Obra e Técnica Utilizada
O trecho contemplado inicia na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, e se estende até o entroncamento com a PR-460, abrangendo 51,52 quilômetros. Será aplicada a técnica whitetopping, melhorando o pavimento asfáltico existente com placas de concreto, proporcionando uma pista de alta qualidade e longa vida útil.
Além disso, terceiras faixas e acostamentos de concreto serão implantados, juntamente com um viaduto, rótulas alongadas e melhorias geométricas em curvas. Novos sistemas de iluminação, drenagem, sinalização e segurança também fazem parte do projeto.
O prazo total da obra é de 810 dias, com os primeiros quatro dedicados ao projeto e início dos serviços de terraplenagem no quarto mês.
Júlio Rossato