Semana de Indicadores Econômicos: China e Brasil em Destaque
Após dias de arrefecimento da guerra comercial entre China e EUA, com avanço de taxas recíprocas entre os países, investidores conhecerão mais detalhes da economia chinesa nos próximos dias. A semana será mais curta pelo feriado de Páscoa, no qual não haverá pregão na B3.
Na terça-feira, 15 de abril, a China apresentará a produção industrial, as vendas no varejo, o investimento em ativos fixos, a taxa de desemprego e o PIB do primeiro trimestre. Esses dados são fundamentais para entender a saúde da economia chinesa e suas implicações para o mercado global.
A agenda doméstica ficará mais esvaziada de indicadores relevantes. Na segunda-feira, 14 de abril, o Banco Central do Brasil publicará o Relatório Focus, que traz as expectativas do mercado em relação à economia. Na mesma data, a Secex divulgará a balança comercial, que é um indicador importante para avaliar o desempenho do comércio exterior brasileiro.
Na quarta-feira, 16 de abril, o Brasil contará com a divulgação do IPC-S e do IGP-M, que são índices de preços que ajudam a monitorar a inflação. O Banco Central do Brasil também publicará o fluxo cambial, um dado que mostra a movimentação de divisas no país. Esses indicadores são essenciais para a análise da política monetária e das expectativas econômicas.
Na quinta-feira, 17 de abril, o Banco Central Europeu anunciará sua decisão de política monetária. Esse evento é relevante para os mercados, uma vez que pode impactar as taxas de juros e a economia na Europa. Nos EUA, nesta semana, os dados de maior relevância são as vendas no varejo e a produção industrial.
10:45 – Área do Euro: BCE: Discurso de C. Lagarde
Continua depois da publicidade
05:00 – Brasil: FIPE: IPC
09:15 – Área do Euro: Banco Central anunciará decisão de política monetária 2,40%
09:30 – EUA: Pedidos de auxílio desemprego
Júlio Rossato