Polícia Ambiental prende cinco pessoas por pesca ilegal
No último domingo, 13 de abril de 2025, a Polícia Militar Ambiental prendeu cinco indivíduos no município de Guaporema, no Paraná, por prática de pesca ilegal. As detenções ocorreram na região conhecida como “Corredeira de Ferro”, no Rio Ivaí, após denúncias recebidas. Durante a Operação Protetor, os policiais localizaram quatro embarcações de pescadores, todas equipadas com motores de 50 HP, operadas por dois guias.
Dentro de dois dos barcos, foram encontradas e apreendidas sete varas de pesca com carretilhas e molinetes, além de 68 iscas artificiais com garateias, um tipo de equipamento proibido, utilizadas na modalidade de pesca conhecida como “corrico”. Três pescadores estavam sem a licença de pesca obrigatória.
Na margem do rio, foi identificada uma área desmatada onde a vegetação foi removida, caracterizando infração em uma Área de Preservação Permanente. Foram emitidos nove Autos de Infração Ambiental, resultando em multas que totalizam R$30.900,00.
Os cinco indivíduos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de polícia civil de Cianorte. Os barcos, motores e equipamentos ilegais foram apreendidos, e todos os envolvidos foram autuados administrativamente.
Júlio Rossato