Índices Futuros dos EUA em Alta
Os índices futuros dos EUA sobem nesta segunda-feira (14), com os investidores avaliando as últimas medidas tarifárias anunciadas pelo presidente Donald Trump. O republicano decidiu isentar smartphones, computadores e outros dispositivos e componentes — como semicondutores — das novas tarifas “recíprocas”, segundo orientação divulgada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA na noite de sexta-feira.
No entanto, Trump e o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, sugeriram no domingo que as isenções não eram permanentes, gerando mais incerteza. Trump ainda disse em uma publicação no Truth Social que esses produtos ainda estavam “sujeitos às tarifas de 20% sobre o fentanil existentes e estavam apenas migrando para um ‘grupo’ tarifário diferente”.
O mercado se prepara para uma semana intensa de balanços, com destaque para os resultados de grandes bancos como Goldman Sachs, Bank of America e Citigroup. Outros pesos-pesados também estão na agenda, incluindo a gigante do streaming Netflix e a aérea United Airlines.
Entre os dirigentes do Federal Reserve (Fed) que discursam hoje estão Christopher Waller, Thomas Barkin, Patrick Harker e Raphael Bostic.
Mercados Globais em Reação
Os mercados da Ásia-Pacífico e europeias reagem positivamente à suspensão de tarifas sobre produtos eletrônicos de consumo pelos EUA e isenções tarifárias concedidas a itens de tecnologia.
O cenário econômico global segue sob monitoramento, com preocupações sobre a guerra comercial entre os EUA e a China impactando o crescimento e a demanda por combustíveis.
Os preços do petróleo registram leves ganhos, enquanto as cotações do minério de ferro na China fecharam em alta nesta segunda-feira.
(Com Reuters e Bloomberg)
Júlio Rossato