Secretaria de Assistência Social unifica centros-dia em Maringá
A Secretaria de Assistência Social de Maringá (SAS) decidiu unificar definitivamente o Centro-Dia 1 e o Centro-Dia 2. O serviço está funcionando no prédio do Centro-Dia 2, que fica Rua das Primaveras nº 142, Conjunto Inocente Vila Nova. São 33 vagas, mas a previsão, segundo o secretário Leandro Bravin, é chegar a 60.
Desde 2022, sabíamos que havia um inquérito no Ministério Público relacionado ao imóvel do Centro Dia 1, que exigiria adequações. Por isso, optamos pela mudança. O Centro Dia 2 tem capacidade para atender até 60 idosos. Antes, ele atendia 7 idosos, enquanto o Centro Dia 1 atendia 20. Com a unificação no Centro Dia 2, passamos a atender 27 e, agora, já avançamos para 33 idosos. Nossa meta é ampliar esse atendimento até atingir a capacidade total de 60 idosos por dia, oferecendo mais qualidade no cuidado.
De acordo com o secretário, na semana passada foi implantado em Maringá um projeto chamado “Envelhecimento ativo e saudável”, cuja proposta é promover a inclusão digital dos idosos, oferecendo contato com computador e smartphone.
Além disso, estamos buscando mais políticas públicas voltadas à assistência social dos idosos e também recursos para implantar mais um Centro Dia, que funciona como uma espécie de creche para idosos, na região do Sol Nascente. Também estamos em articulação com o governo estadual para viabilizar a criação de um Complexo do Idoso.
Júlio Rossato