Biscoitos e Diabetes: Vilões na Alimentação
Não é novidade que as comidas açucaradas precisam ser evitadas por quem sofre com a diabetes. A contraindicação se dá pela velocidade rápida com o qual o açúcar é absorvido pelo organismo, provocando um aumento rápido nos níveis de glicose no sangue. Um alimento em particular pode ser um verdadeiro vilão nesse quesito: os biscoitos.
Construir uma dieta funcional e mista é imprescindível para os diabéticos. Eliminar ou substituir determinados alimentos faz parte da adaptação dietética, visando o controle dos níveis de glicose no sangue. Por mais óbvio que pareça, esse doce é recorrentemente consumido como lanche da tarde, e muitas pessoas não conseguem abrir mão dele.
De acordo com a nutricionista Bruna Prado, o biscoito é um dos alimentos mais prejudiciais para quem tem a condição.
Os biscoitos recheados e produtos de confeitaria trazem malefícios por serem industrializados e trazerem açúcar refinado na composição. O consumo desses alimentos pode provocar um aumento rápido nos níveis de glicose no sangue — os chamados de picos de glicose. Essa oscilação pode ser extremamente prejudicial a curto e a longo prazo, pois sobrecarregam o sistema e comprometem o controle do diabetes.
Como substituir?
O ideal para aqueles que gostam de biscoitos e doces, mas sofrem com a diabetes, é optar por alternativas saudáveis. Os doces caseiros feitos com adoçantes naturais, como stevia, xilitol ou eritritol, podem ser substitutos interessantes, principalmente quando são incluídos ingredientes nutritivos, como farinha de amêndoas e/ou cacau puro.
Prado orienta priorizar o consumo moderado de frutas frescas ou secas, pois elas contêm açúcares naturais e oferecem fibras, vitaminas e minerais, ajudando a controlar a glicemia de forma mais eficaz.
Uma receita saborosa para substituir os biscoitos industrializados em lanches é o biscoito de arroz integral, que pode ser combinado com os seguintes ingredientes.
As informações são do Metrópoles.
Júlio Rossato