Joe Biden Diagnosticado com Câncer de Próstata
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata que se espalhou para os ossos. A informação foi confirmada por um porta-voz do democrata neste domingo (18). Segundo o representante, Biden e sua família estão avaliando opções de tratamento com seus médicos.
O câncer de próstata é um tipo de tumor que se desenvolve na próstata, glândula que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Ela está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra. Sua principal função é produzir um líquido chamado prostático, que compõe parte do sêmen, nutrindo e protegendo os espermatozoides.
De acordo com o Ministério da Saúde, na maior parte dos casos o câncer de próstata tem crescimento lento e pode não manifestar sintomas. No entanto, há casos em que o desenvolvimento é rápido.
O câncer de próstata também é considerado uma neoplasia da terceira idade: segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o tipo mais comum entre os homens e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão.
O quadro de Biden envolve metástase, o que indica que o câncer está em estágio avançado. Isso ocorre quando as células cancerígenas se desprendem do tumor de origem e se disseminam para outras partes do corpo — como os ossos —, tornando o tratamento mais difícil.
Conforme o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o câncer de próstata são:
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Quando ocorrem, os sintomas mais comuns são:
Equipe InfoMoney
Júlio Rossato












