Banco do Brasil e Receita federal iniciam arrecadamento de impostos via PIX

Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) terá código QR e pagamento será imediato via PIX.

Banco do Brasil e Receita federal iniciam arrecadamento de impostos via PIX

 

Segundo declaração do Banco do Brasil nesta quinta-feira (3), as empresas que declaram débitos e créditos tributários podem agora quitar as contas com o Fisco por meio do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central.

A Receita Federal, em parceria com o Banco do Brasil, está adaptando o recolhimento de tributos à nova tecnologia. O acordo possibilitará ao fisco o acesso instantâneo à informação de pagamento, independentemente de o pagador ser cliente do banco ou não.

Com essa nova ferramenta, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), principal meio de arrecadação do Governo, passará a ter um QR Code, permitindo o pagamento via PIX.

Nesse primeiro momento, só poderão efetuar pagamentos pelo PIX as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

De acordo com a Receita, ainda neste mês, o código QR do Pix será incorporado ao documento de arrecadação do eSocial, utilizado por todos os empregadores domésticos e que registra 1 milhão de pagamentos ao mês.

A previsão do BB é que, no decorrer de 2021, todos os documentos de arrecadação sob gestão RFB tenham o QR Code do PIX, o que corresponderia a 320 milhões de pagamentos por ano.

 

Banco do Brasil e Receita federal iniciam arrecadamento de impostos via PIX
Solicitar Empréstimo

Receba nossas novidades em seu e-mail!