Confira 5 dos principais tipos de empréstido disponíveis no mercado

Está precisando de dinheiro emprestado? Essa lista pode ajudá-lo a escolher qual a melhor opção para você

Confira 5 dos principais tipos de empréstido disponíveis no mercado

Quando a situação aperta, e precisamos de dinheiro de maneira imediata, muitas vezes somos obrigado a recorrer ao considerado por muitos como um grande vilão, o empréstimo. Mas a verdade é que tudo depende do seu planejamento e conhecimento a respeito dos tipos de empréstimo, pensamos nisso separamos para você alguns dos principais tipos de empréstimo disponíveis no mercado.

O Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal (ou crédito pessoal), talvez seja a mais simples das modalidades conhecidas do mercado. Ele é oferecido por instituições financeiras, e suas regras, prazos e taxas de juros costumam variar bastante.

Nessa modalidade o consumidor pode usar o dinheiro que lhe for emprestado da maneira que desejar, o dinheiro não está vinculado a compra de qualquer objeto ou produto.

Para tal, é necessário fazer uma simulação e conferir o prazo, os juros e o valor final do contrato. A instituição que você escolher precisará de alguns dados, como CPF e comprovante de renda. Depois de realizar uma análise, ela decidirá se irá liberar ou não a quantia solicitada.

Porém, normalmente nessa modalidade, os juros normalmente são mais altos do que nas outras opções. Isso se deve ao fato do risco de inadimplência ser maior, e não haver nenhuma garantia de pagamento

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é a modalidade conhecida por ter como método de pagamento o desconto na folha de pagamento do valor da parcela. Normalmente ele é oferecido a beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas credenciadas. 

Ele é considerado um empréstimo de baixo risco, pois o pagamento é garantido. Por esse motivo os juros para essa modalidade estão entre os menores do mercado.

Mas, como nem tudo é rosas, há limites e condições para contratá-lo, duas delas são:

  • O valor contratado não pode superar 30% do salário;

  • É necessário conceder autorização expressa do desconto em folha no ato da contratação. 

Nem sempre é oferecido a opção de antecipar parcelas. Isso pode ser visto como um problema para o consumidor que quer se livrar da dívida mais rapidamente.

 Empréstimo pessoal com garantia

O empréstimo pessoal com garantia é muito semelhante ao empréstimo pessoal. Porém, ele exige a entrega de um bem como garantia de pagamento. Ou seja, você deve oferecer, seu apartamento, casa ou seu carro e caso não pague as parcelas, esse bem será transferido de forma definitiva para o nome da instituição que lhe emprestou o dinheiro.

Essa modalidade tem taxas de juros menores, mas é importante tomar muito cuidado para não perder seu patrimônio, principalmente se o mesmo for essencial (como a sua casa).

Empréstimo rotativo

O empréstimo rotativo é o famoso “empréstimo” do cartão de crédito. Ele nada mais que um financiamento da sua fatura, sua contratação é realizada de maneira automática quando você não faz o pagamento total da mesma. O banco cobre o valor que fica faltando, mas isso gera altos juros nos meses seguintes.

O Cheque especial

Sim, o Cheque especial também é uma modalidade de empréstimo, ele funciona como um limite de crédito pré-aprovado atrelado à sua conta bancária. Então, quando o seu saldo fica negativo, ele é contratado de forma automática. 

Os juros normalmente variam conforme o tempo que você o utiliza.

Recentemente, foram publicadas novas regras do cheque especial, como:

  • taxa de juros limitada a 8% ao mês;

  • cobrança de uma tarifa de 0,25% ao mês pela disponibilidade de valor acima de R$ 500. 

Essas são algumas das mais comuns modalidades de empréstimos disponíveis no mercado, você certamente já ouviu falar de algumas delas, pode ser até que já tenha contratado algumas delas sem ao menos perceber, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, então é bom ficar atento com as taxas de juros.

A Corban já fez um artigo falando também sobre o empréstimo na conta de luz, que é uma modalidade oferecidas por algumas instituições, onde o valor da parcela do empréstimo é descontado diretamente na sua conta de energia, clique aqui para saber mais.

Veja mais sobre:

Finanças Cartões Empréstimo
Confira 5 dos principais tipos de empréstido disponíveis no mercado
Solicitar Empréstimo

Receba nossas novidades em seu e-mail!