Correspondente Bancário: O que é e como funciona?

O correspondente bancário facilita o acesso a inúmeras operações bancárias, sem que você precise se deslocar até uma agência ou a um banco.

Correspondente Bancário: O que é e como funciona?

De acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), órgão independente responsável por garantir a estabilidade econômica do país, correspondente bancário é a “empresa contratada por instituições financeiras e demais entidades autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições”.

Em outras palavras, o correspondente bancário é um estabelecimento ou pessoa jurídica responsável por intervir e mediar nas relações entre instituições financeiras e clientes, efetuando operações de crédito e outras funções bancárias, obtendo, assim, uma remuneração em troca dos serviços que presta em nome do banco.

Dos vários correspondentes existentes hoje no Brasil, os mais conhecidos são as lotéricas e o banco postal, marca usada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Dessa forma, um cliente, ao invés de ir ao banco para efetuar o pagamento de uma conta, pode se dirigir, por exemplo, a uma lotérica que seria mais próxima de sua residência.

Para que serve um correspondente bancário

O principal intuito de se ter empresas atuando como correspondentes é o de levar serviços bancários à maior parte da população e estender a lugares onde não há agências dos principais bancos. Segundo a regulamentação do Banco Central, essas instituições podem realizar serviços financeiros variados, entre eles:

  • Realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas de qualquer natureza visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;

  • Recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista e a prazo;

  • Realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante;

  • Solicitação de empréstimos pessoais, empresariais e financiamentos;

  • Coleta de informações cadastrais e análise de crédito;

  • Aplicação e resgate em fundo de investimento.

Quais são os benefícios em utilizar um correspondente bancário?

Ao se contratar produtos e serviços dos correspondentes, você tem acesso facilitado a inúmeras operações bancárias, sem precisar se deslocar até uma agência, além de ter a possibilidade resolver tudo em um apenas um só estabelecimento.

Ainda, alguns correspondentes bancários especializados também podem atuar como um canal de atendimento da instituição financeira e até oferecer empréstimos com condições de pagamentos melhores, como no caso da Creditas, uma das maiores fintechs de serviços financeiros e a principal de créditos no Brasil.

Por último, a grande maioria dos correspondentes bancários hoje operam via internet, tornando, dessa maneira, os processos ainda mais rápidos. Assim, desde pagar uma conta ou até mesmo contratar um empréstimo, tudo pode ser feito de modo muito mais prático e seguro.

Veja mais sobre:

Empréstimo Correspondente Bancário
Correspondente Bancário: O que é e como funciona?
Solicitar Empréstimo

Receba nossas novidades em seu e-mail!