PIB Cresce 7,7% no trimestre

Economia brasileira começa a dar sinais de avanço, mas segue abaixo do previsto pelos analistas

PIB Cresce 7,7% no trimestre

 

Segundo dados divulgados na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), o Produto interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu cerca de 7,7% no trimestre entres os meses de julho e setembro . Tal avanço econômico coloca o Brasil fora da recessão técnica após dois períodos de retração seguidos.

Apesar disso, o avanço no terceiro trimestre está abaixo do que era projetado pelos analistas e técnicos do governo. O Banco Central estimava uma alta de 9,4%, enquanto o governo federal previa um crescimento de 8,3%. Apesar do aumento, a economia brasileira ainda guarda um acumulo de 5% de retração em 2020.

Em outras ocasiões, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que o país está crescendo em “V” e que o tombo de 2020 será muito menor do que o que era esperado no início da pandemia. O bom desempenho nesse ultimo trimestre aumenta as expectativas de que a retração da economia brasileira seja menos drástica.

O setor industrial liderou a alta, com aumento de 14,8% após a queda histórica de 12,3% nos três meses anteriores, seguido pelo setor de serviços, que foram os mais atingidos pelas medidas drásticas de isolamento social, cresceu 6,3%, após registrar queda de 9,7% no segundo trimestre. A agropecuária foi o único segmento com desempenho negativo ao cair 0,5% entre os meses de julho e setembro.

Veja mais sobre:

Novidades Economia Notícias
PIB Cresce 7,7% no trimestre
Solicitar Empréstimo

Receba nossas novidades em seu e-mail!