Quais as diferenças entre o Pix, TED e DOC?

Método de pagamento vem para facilitar transações entre instituições financeiras diferentes.

Quais as diferenças entre o Pix, TED e DOC?

O Pix está chegando ao Brasil no mês de novembro com a promessa de facilitar pagamento e transferências, seja elas entre instituiçoes financeiras em comúm ou diferentes.

Já explicamos detalhadamente em um artigo anterior o que é o Pix e qual sua diferença para os métodos de pagamento convencionais como boleto e cartão.Mas quanto as diferenças entre o Pix e os principais métodos de transferência entre instituições financeiras diferentes, os famigerados TED e DOC?

Primeiramente o que são TED e DOC e quais são suas diferenças?

TED e DOC são modalidades de transferência de dinheiro de uma conta para outra, as principais diferenças entre eles é o limite de dinheiro que pode ser transferido de uma única vez e o prazo para que o dinheiro caia na conta em que foi depositado.

A chamada Transferência Eletrônica Disponível, mais conhecida como TED tem como principal característica o fato de que a efetivação é concluída no mesmo dia da operação caso seja feita até as 17h, porém, caso seja feito após esse horário o valor só será creditado na conta do recebedor no dia útil seguinte, além disso, atualmente o TED não tem nem valor mínimo nem valor máximo permitido para as transações.

No caso do Documento de Ordem de Crédito, popularmente conhecido como DOC a operação de transferência só é finalizada no próximo dia útil após a transação, isso se realizada até as 22h, ou seja, se você realizar uma transação as 23h de uma segunda-feira o dinheiro só irá cair na conta do recebedor na quarta-feira.

O valor máximo de transferência permitido na realização do DOC é de 4.999,99 R$, além disso a maioria das instituições financeiras possuem taxas para a realização de TED ou DOC para instituições financeiras diferentes da sua.

Então qual a diferença entre o Pix, TED e DOC?

Agora que sabemos o que é o TED e DOC podemos estabelecer as principais diferença entre eles e o método de pagamentoo instantâneo do Bacen o Pix.

A primeira grande diferença está nos dados necessários para realização da transferência, tanto no TED quanto no DOC o pagador precisa conhecer os dados do recebedor, como seu banco, o número da agência, o número da conta, o tipo da conta e seu CPF ou CNPJ. Com o Pix o pagador só precisa dar um clique na na chave do recebedor que já fica armazenada no aparelho celular após o primeiro pagamento, ou ler um QR code que pode ser gerado pelo recebedor.

Além disso no Pix o pagador sempre será notificado a respeito da conclusão da transação, inclusive quando a mesma falhar, o Pix também estará disponivel durante todos os dias da semana 24 horas por dia, não apenas nos dias úteis como o TED e DOC

No caso do TED apesar dos recursos estarem disponíveis ao recebedor no mesmo dia o momento em que estará disponivel é incerto, enquanto no Pix o dinheiro estará dispoível em poucos segundos.

Veja aqui se o Pix já está disponível na sua instituição financeira

Veja mais sobre:

Pix
Quais as diferenças entre o Pix, TED e DOC?
Solicitar Empréstimo

Receba nossas novidades em seu e-mail!