Usuários do Tinder diminuem no Brasil
Um aplicativo de relacionamento que se tornou popular nos celulares dos brasileiros, o Tinder, tem visto uma queda no número de usuários ativos no país. Dados do Sensor Tower, uma consultoria especializada em aplicativos de celular, mostram que a quantidade de usuários ativos caiu 24% no Brasil, saindo de 5,4 milhões no primeiro trimestre de 2022 para 4,1 milhões no terceiro trimestre deste ano. O número de downloads semanais também recuou 23%, passando de 140 mil para 107 mil no mesmo período.
Os especialistas falam de um “cansaço” na busca online por um novo amor, principalmente entre os jovens. Para alguns usuários, a experiência no aplicativo se tornou cansativa, por haver tantas opções disponíveis, as mensagens são menos respondidas e quando há um encontro, se a expectativa do outro não for atendida, não haverá outro date ou mais conversas. O cansaço também pode estar relacionado às dinâmicas dos aplicativos que levam a encontros que, muitas vezes, não representam nada diante da expectativa do usuário.
No entanto, isso não significa que as expectativas sejam do fim da era dos relacionamentos por tela. Dados da Statista mostram que 16,7 milhões de pessoas usaram serviços de namoro online no Brasil no ano passado e, para 2028, a expectativa é de que o número chegue a 18 milhões. Enquanto isso, as empresas que oferecem esses serviços vivem uma verdadeira montanha-russa em meio às mudanças.
Júlio Rossato