Google lança Pix por aproximação no GPay
O Google anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento do Pix por aproximação na GPay, a carteira digital da empresa, durante o evento “Pix no Google Play”, em São Paulo.
A novidade anunciada é que a Carteira do Google, que possui solução NFC, permitirá a iniciação de pagamentos do Pix fora do aplicativo do banco. Isso significa que o usuário não precisará abrir o app de sua instituição financeira.
Como funciona?
Os dispositivos devem ser Android com recurso de NFC e, no momento da aproximação com a maquininha, o celular deve estar desbloqueado. Após a aproximação, as informações do usuário serão exibidas na tela do aparelho. Neste momento, será possível escolher qual conta — previamente cadastrada no GPay — originará a transferência. Depois, basta clicar em confirmar, que pedirá uma última confirmação de biometria do usuário (como a digital).
Apesar de a solução ter sido desenvolvida em parceria com a Rede, ela poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade a seus clientes.
Disponibilidade
Até o momento, o Pix por aproximação está disponível apenas para clientes do C6 e do PicPay, e será disponibilizado em breve para clientes do Itaú. O Google não informou se estuda incluir outros parceiros no GPay para a promoção do Pix por aproximação.
Segundo o BC, a funcionalidade estará disponível para todos até 2025.
Lançamentos
Além do Pix por aproximação, o Google também lançou a possibilidade de pagar com Pix pelo novo botão “Pagar com GPay” em aplicativos de e-commerce. O botão estará disponível através de uma API para aplicativos que desejem oferecer essa opção, gerando mais facilidade para os usuários, que poderão concluir a transação com menos passos, com menos fricção e sem necessidade de sair do aplicativo.
O Google também adiantou seus planos de lançar o Pix no Chrome, uma opção que permitirá que os usuários façam o checkout de pagamento em e-commerce durante a navegação com mais facilidade, utilizando as contas Pix e realizando as transações sem a necessidade de deixar o ambiente de pagamentos. A funcionalidade, contudo, ainda não está disponível.
Júlio Rossato