Nova embaixada dos EUA em Brasília
A nova embaixada dos Estados Unidos em Brasília terá 22 mil m² construídos em um terreno de 50 mil m², tudo isso por R$ 3,5 bilhões. O prédio será inaugurado em 2030, e as obras começaram em maio de 2023, segundo informações de jornais.
O novo complexo da embaixada foi encomendado ainda em 2016 pelo governo americano ao escritório Studio Gang, de Chicago. A modernização tem o objetivo de expandir a capacidade de atendimento, com um aumento de 40% na capacidade de entrevistas de vistos.
A embaixada dos EUA esclareceu que se trata apenas de um andar abaixo do nível da rua. A obra suscitou curiosidade nas redes sociais pela instalação de vigas de 29 metros de profundidade. Especulou-se que o complexo abrigaria nove andares subterrâneos, sem finalidade divulgada a princípio.
O deputado Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara, afirmou que questionou formalmente a representação diplomática. O pedido de esclarecimentos foi protocolado na quinta-feira (31) e tinha como foco a explicação do “porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com nove andares subterrâneos”, segundo o parlamentar.
Júlio Rossato