Boulos alerta para risco de derrota histórica da esquerda em 2026
Guilherme Boulos, deputado federal pelo PSOL, afirma que a esquerda precisa avaliar o resultado das eleições de 2024 e alerta para risco de uma “derrota histórica” para a extrema direita no pleito de 2026.
Segundo Boulos, a esquerda precisa aprender com as lições da derrota nas eleições municipais de 2024. Ele acredita que a extrema direita fez uma disputa cultural e ideológica de valores na base da sociedade e que a esquerda precisa fazer o mesmo para evitar uma possível derrota histórica na disputa pela Presidência em 2026.
Boulos ainda afirma que a esquerda não deve abrir mão de seus princípios fundamentais nem compor necessariamente com partidos mais ao centro no espectro político. De acordo com ele, o caminho correto é debater os caminhos para alcançar a prosperidade.
O deputado do PSOL também atribui aos ataques do empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) parte da rejeição que sofreu por grande fatia do eleitorado paulistano. Boulos ainda justifica sua participação em uma “sabatina” com o ex-candidato do PRTB, a três dias do segundo turno, mesmo depois de sofrer tantos ataques do adversário, afirmando que precisava dialogar com os eleitores de Marçal.
Júlio Rossato