Deputada do PT-PR é ameaçada de morte, racismo e ódio
A deputada federal do Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT-PR), Carol Dartora, revelou que vem sendo alvo de ameaças de morte, ataques racistas e mensagens de ódio por e-mail. Desde o dia 14 de outubro, foram recebidos 43 e-mails com esse tipo de ataque e o conteúdo das mensagens já foi encaminhado à Polícia Federal (PF), que está investigando o caso.
Além da PF, a deputada encaminhou cópias das mensagens ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Legislativa do Congresso Nacional.
Esta não é a primeira vez que Carol Dartora recebe ameaças de morte. Ela já havia sido ameaçada em 2020, quando se elegeu vereadora em Curitiba (PR), e em 2022. No primeiro caso, a investigação ainda está em fase inicial de inquérito para identificar todos os envolvidos. No segundo, a PF conseguiu rastrear o local de onde partiram as ameaças, mas não identificou o autor.
A deputada afirmou que as ameaças têm afetado sua saúde mental e gerado medo e apreensão permanentes. Segundo ela, a violência que enfrenta é também uma violência contra a democracia e o direito de cada brasileiro a um país onde todos possam se expressar livremente, sem medo. Carol Dartora está em seu primeiro mandato como deputada federal e antes de chegar ao Congresso Nacional, a petista foi vereadora em Curitiba.
Júlio Rossato