Mercados aguardam eleições nos EUA
O Ibovespa Futuro operava entre leves perdas e ganhos nas primeiras negociações desta terça-feira (5), com todas as atenções voltadas para a eleição presidencial nos Estados Unidos, em dia de expectativa por uma série de balanços nacionais e pelo anúncio de medidas de contenção de gastos públicos.
Os mercados estão nervosos sobre como as políticas comerciais protecionistas de Trump em particular podem alimentar a inflação e afetar as exportações no maior mercado consumidor do mundo. No entanto, pode levar dias para se conhecer o vencedor, e Trump já indicou que tentará contestar uma derrota, como fez em 2020.
Na seara nacional, as atenções se dividem entre a possibilidade de um pacote fiscal e balanços de empresas. A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros para discutir medidas de contenção de gastos foi encerrada na véspera sem anúncio ou entrevista coletiva, com o Ministério da Fazenda apontando que o debate seguirá nesta terça.
Índices futuros dos EUA sobem em dia de eleições
Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,11%, S&P500 avançava 0,21% e Nasdaq Futuro subia 0,36%.
O dólar comercial subia 0,17%, cotado a R$ 5,793 na compra e R$ 5,794 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,02%, a 5.806 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção definida, enquanto os investidores se preparavam para a eleição presidencial dos EUA e um possível corte na taxa de juros pelo Fed no final desta semana.
Entre as commodities, preços do petróleo operam em alta, enquanto os mercados se preparam para as incertezas da eleição presidencial dos EUA, após subirem mais de 2% na sessão passada, já que a OPEP+ adiou os planos de aumentar a produção em dezembro e aliviou as preocupações com o fornecimento.
As cotações do minério de ferro na China fecharam no nível mais alto em mais de duas semanas, sustentados pelo crescente otimismo em relação a mais estímulos da China, embora os fundamentos do principal ingrediente da produção de aço permaneçam fracos.
Júlio Rossato