Lula pede a Trump medidas contra mudanças climáticas
Dois dias depois da vitória do republicano Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o líder americano, cujo novo governo começará em janeiro de 2025, tem de se comprometer com medidas de combate às mudanças climáticas e de preservação do meio ambiente.
As declarações de Lula foram dadas durante uma entrevista concedida pelo presidente brasileiro à jornalista Christiane Amanpour, da CNN americana.
Trump x mudanças climáticas
Em seu primeiro mandato, Trump teve um governo marcado pelo negacionismo em relação às mudanças climáticas e pela falta de participação dos EUA em iniciativas globais em prol da sustentabilidade.
“Todos nós temos de nos responsabilizar pela manutenção do planeta Terra. Nós precisamos garantir que o planeta não sofra com um aquecimento maior do que 1,6 grau. Nós precisamos garantir que os rios continuem saudáveis, com águas limpas. E nós precisamos garantir que os biomas de todos os países sejam preservados”, disse Lula.
Relações comerciais
Lula afirmou que as relações entre Brasil e EUA são de Estado, não pessoais, e destacou a importância dos EUA como maior comprador de manufatura e o maior investidor no Brasil.
Responsabilidade dos EUA
O presidente brasileiro destacou a pujança política, econômica e militar dos EUA, o que confere ao país uma grande responsabilidade diante das demais nações do mundo. “Eu acredito que o presidente Trump tem de pensar como um habitante do planeta Terra. E como o comandante do mais importante e mais rico país do mundo, que tem a maior tecnologia e que está melhor preparado do ponto de vista bélico”, completou Lula.
Parabenização a Trump
Após a confirmação da vitória de Trump, Lula parabenizou o presidente eleito pelo resultado nas redes sociais, ressaltando que a democracia deve ser respeitada e desejando sorte ao republicano. “O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, completou o presidente brasileiro.
Apoio a Kamala Harris
Lula havia deixado claro seu apoio à candidatura de Kamala Harris em entrevista à emissora de TV francesa TF1, afirmando que seria mais seguro para a democracia nos EUA caso ela vencesse.
Júlio Rossato