Mercado Livre decepciona mercado com resultados do 3T24
O Mercado Livre (BDR: MELI34) apresentou lucro líquido de US$ 397 milhões nos três meses encerrados em setembro, alta de 11% em relação ao ano anterior, porém abaixo da expectativa média de analistas de lucro de US$ 542 milhões. A empresa foi impactada por custos de crédito e logística, que ofuscaram uma expansão na receita.
O diretor financeiro da empresa, Martin de los Santos, afirmou que a maior parte da pressão sobre o lucro no trimestre veio dos investimentos para ampliar o portfólio de cartões de crédito e logística de e-commerce.
Apesar da queda na margem, a empresa apresentou boas métricas operacionais, como volume bruto de mercadorias (+71% ano a ano), itens vendidos (+28% anualmente), compradores únicos (60,8 milhões, +21% ano a ano) e melhora no índice de inadimplência.
O Bradesco BBI ressalta que os investimentos feitos pelo Mercado Livre cobraram o seu preço no trimestre. Assim, esperavam já uma reação negativa na sessão pós-balanço, dado o lucro líquido e Ebit muito aquém das estimativas de consenso.
Enquanto o Mercado Livre reagiu negativamente ao balanço, as expectativas agora ficam para o Magazine Luiza (MGLU3) e a possível continuidade de seus números de rentabilidade. O Magalu divulga seus resultados nesta quinta, após o fechamento.
Júlio Rossato