Mercados se recuperam após eleições nos EUA
Os mercados globais se recuperaram após as eleições presidenciais nos EUA e agora os investidores estão avaliando o impacto da vitória de Donald Trump. A China pediu uma relação estável com os EUA. Os preços do petróleo operam em baixa e os preços do minério de ferro na China fecharam em alta. Os mercados europeus operam em alta, enquanto os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, devido ao otimismo de que Pequim lançará mais medidas de estímulo e com dados encorajadores de exportação. Os índices futuros dos EUA operam em alta neste momento.
Reunião de medidas fiscais no Brasil
O governo brasileiro terá uma reunião para finalizar o pacote de medidas fiscais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que ainda há dois detalhes a serem discutidos. O anúncio das medidas ainda não tem uma data definida. O BC elevou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, a 11,25% ao ano, em decisão unânime de sua diretoria que não indicou os próximos passos da política monetária. O pacote de medidas fiscais segue no radar.
Impacto da vitória de Trump
Os investidores estão avaliando o impacto da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e para coletiva de imprensa do presidente do BC, Jerome Powell. Os índices futuros dos EUA operam em alta neste momento. O dólar engatou a terceira queda seguida frente ao real, após abrir com forte alta na manhã, com a notícia da vitória de Donald Trump nos EUA. O movimento vai na direção contrária da divisa norte-americana, que na comparação com as principais moedas do mundo ficou com o DXY em alta de 1,63%, aos 105,10 pontos.
Notícias das ações
As ações da GGBR4 e GOAU4 tiveram as maiores altas. As ações da CRFB3 e CSNA3 tiveram as maiores baixas. As ações mais negociadas foram as da GGBR4, PETR4, BBDC4, ITUB4 e ABEV3.
Júlio Rossato