Paraná reserva 20% de vagas em universidades para alunos da rede pública
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), lançou nesta quinta-feira (7) o Sistema Aprova Paraná Universidades.
O novo programa educacional garante que 20% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais.
O lançamento aconteceu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, e contou com a presença de autoridades, reitores das universidades estaduais, educadores e centenas de estudantes que participaram de um aulão pré-vestibular especial.
Prova Paraná Mais
A Prova Paraná Mais é um exame em larga escala que avalia, de forma censitária, o desempenho dos estudantes dos 2º e 5º anos do ensino Fundamental - Anos Iniciais, 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná.
Neste ano, a prova será aplicada nos dias 12 e 13 de novembro. As notas obtidas podem ser utilizadas para garantir vagas nas universidades estaduais do Paraná.
Reitores reforçam parceria
O evento também contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Eles reforçaram a importância da parceria com o governo estadual para ampliar o acesso ao ensino superior e reafirmaram o compromisso das instituições em oferecer ensino de qualidade e inclusivo para todos os jovens paranaenses.
Júlio Rossato