Presidente da Câmara defende reforma da ONU e do sistema financeiro internacional
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a reforma das instituições de governança global para enfrentar desafios globais. Lira abriu a sessão de trabalho da 10ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20 (P20) e destacou a importância da reforma da ONU, em especial do Conselho de Segurança, para a sustentação da paz e segurança internacionais e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Ele também defendeu aprimoramentos no processo decisório do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, além de maior comprometimento com a sustentabilidade e avanços sociais e econômicos. Lira ainda destacou a importância dos Parlamentos em movimentos de reforma das instituições de governança global.
Defesa da reforma da OMC e do comércio justo e sustentável
Lira também defendeu a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), o fortalecimento do sistema multilateral do comércio, a participação das mulheres no comércio internacional e a abordagem do desenvolvimento sustentável em acordos regionais de comércio. Ele destacou que a relação entre comércio e desenvolvimento sustentável é um dos assuntos em pauta para aperfeiçoar a governança do comércio internacional.
Papel dos Parlamentos
Lira destacou que os Parlamentos têm um papel crucial nos movimentos de reforma das instituições de governança global, seja na participação em organizações internacionais, seja no debate e aprovação de acordos internacionais e na harmonização de políticas públicas em âmbito nacional.
(Com Agência Câmara)
Júlio Rossato