Como a Reinvent usa a IA para otimizar o tempo dos assessores de investimentos
A startup brasileira Reinvent, fundada por Laio Santos, Luis Souza e Heucles Del Bianco, é a primeira a combinar a expertise humana com a inteligência artificial (IA) para resolver algumas das dificuldades enfrentadas pelas assessorias de investimentos.
De acordo com Santos, ex-CEO da Rico, a principal delas é o desperdício de tempo com temas que não são ligados à estratégia de alocação. Enquanto um onboarding feito por assessor tradicional demora 120 minutos em um call, um assessor da Reinvent consegue capturar as principais informações do cliente em 20 minutos.
O uso da IA permite que a capacidade de atendimento de um assessor da Reinvent aumente em 108%. A IA se encarrega de tarefas operacionais, como capturar o contexto de mercado e das carteiras de cada cliente, poupando mais de 3 horas por dia do assessor. Com mais tempo, o assessor pode se dedicar mais ao cliente, construindo relacionamento e entendendo as particularidades e objetivos de cada um.
Alta aceitação do uso da tecnologia
Os clientes da Reinvent têm apresentado alta aceitação do uso da tecnologia e o NPS da startup está em 95. Em pesquisa, 86% dos clientes declaram que se sentem bem atendidos a partir do monitoramento de insights e do acompanhamento de carteira recebido mensalmente.
Atendimento private para clientes com patrimônio a partir de R$ 100 mil
A partir de uma infraestrutura de IA generativa combinada com assessores experientes, a Reinvent oferece atualmente atendimento private para clientes com patrimônio a partir de R$ 100 mil. O modelo de negócio chamou a atenção do mercado e a startup captou cerca de R$ 5 milhões na primeira rodada de aportes, logo após a validação da ideia, detalha Luis Souza.
Júlio Rossato