Nvidia lançará tecnologia para robôs humanoides no 1º semestre de 2025
A Nvidia lançará no mercado tecnologia para ajudar na fabricação de robôs humanoides no primeiro semestre de 2025. O objetivo é reforçar a posição da empresa no setor de robótica. Segundo um executivo sênior da empresa, os computadores Jetson Thor fazem parte da abordagem da Nvidia para o desenvolvimento de robôs semelhantes aos humanos. O Jetson Thor é a mais recente adição à plataforma Jetson da Nvidia, uma linha de computadores compactos projetados para aplicações de IA, com o novo modelo agora focado em robótica.
A Nvidia se posiciona como um fornecedor de tecnologia, semelhante à forma como o Google fornece a plataforma Android aos fabricantes de telefones. A empresa tem como alvo um mercado fragmentado de “centenas de milhares” de fabricantes de robôs, em contraste com o mercado concentrado de smartphones dominado por alguns grandes players. Parcerias com fabricantes de robôs como Siemens e Universal Robots já foram estabelecidas.
O robô humanoide da Tesla, Optimus, deve entrar em produção limitada até o final de 2025 para uso nas fábricas da Tesla, com a produção provavelmente se expandindo para clientes externos até 2026, disse Elon Musk, CEO da Tesla, em julho.
Júlio Rossato