O feriado da Proclamação da República
Nesta sexta-feira, 15 de novembro, é celebrado o feriado da Proclamação da República, que instaurou uma república no Brasil no mesmo dia 1889 – resultado de uma articulação entre civis e militares, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, insatisfeitos com a monarquia.
Como fica o expediente de diversos estabelecimentos:
As agências bancárias estarão fechadas em todo o Brasil nesta sexta (15). As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos das instituições financeiras (internet e mobile banking). Clientes de bancos podem utilizar também o Pix para o pagamento de contas. Tipos de transferência bancária, a exemplo de TED e DOC, só funcionam em dias úteis.
Nessa data também não haverá negociações na B3, a bolsa brasileira. As agências da Previdência Social não vão funcionar na próxima sexta-feira (15). Também não haverá atendimento humano pelo telefone 135, da Central Telefônica da Previdência Social. Já o atendimento eletrônico funciona normalmente nesses dias. Durante o feriado, a Central de Atendimento dos Correios estará disponível somente por meio canais automatizados, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estabelecimentos comerciais também fecham nessas datas, exceto mercados e shoppings – estes com horário de funcionamento reduzido. O rodízio de veículos em São Paulo é suspenso nessas datas. As unidades do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechadas nesta sexta (15).
Júlio Rossato