Zamp pretende expandir rede Starbucks no Brasil em 2025
A holding Zamp, que controla marcas como Burger King, Popeyes e Starbucks, planeja expandir a rede de cafeterias no Brasil em 2025, após fechar várias lojas nos últimos anos devido a problemas financeiros. A aquisição da Starbucks pela Zamp foi concluída há cerca de três semanas e a liderança da companhia já é feita pela Zamp. A rede de cafeterias teve que fechar mais de 50 lojas no Brasil nos últimos dois anos, em meio a problemas financeiros da empresa e da South Rock, a holding dona da operação da marca no mercado brasileiro, que entrou em recuperação judicial.
Além disso, Yamamoto, diretor executivo da Mubadala Capital, gestora dona da Zamp, afirmou que o processo de expansão do Burger King e do Popeyes continuam em curso. O setor de alimentação é um dos que atrai o Mubadala no Brasil devido à necessidade de capital das companhias, que foram muito afetadas pela pandemia, ficando sem receita. Com isso, grandes empresas precisaram se endividar, e o aumento de juros pelo Banco Central fez um estrago nas companhias.
O foco da Mubadala Capital é buscar ativos em situações especiais, que estejam passando por “algum deslocamento, alguma situação complexa, como disputa de sócios ou disputa regulatória”, disse Yamamoto em debate no evento do UBS. São US$ 3 bilhões investidos nessa tese, que passam por infraestrutura, consumo e até a nova bolsa que está sendo criada no Rio de Janeiro.
Júlio Rossato