Paraná cede 490 hectares para Santa Catarina após revisão de divisa
O Paraná vai perder cerca de 490 hectares de seu território a Santa Catarina após revisão na divisa entre os dois estados, realizada pelo Instituto Água e Terra (IAT). O governo do Paraná notificou Santa Catarina sobre a alteração ainda em maio. A mudança será oficializada nas bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e deve ser implementada a partir de 2025.
O estudo sobre o território começou em maio deste ano, após a solicitação de um morador que identificou inconsistências entre os marcos físicos de 1918 e 1919 e os mapas atuais. Segundo o IAT, a área reavaliada abrange cerca de 28 quilômetros e afeta os municípios paranaenses de Guaratuba e Tijucas do Sul, e os catarinenses de Garuva, Campo Alegre e Itapoá.
Desta vez, não haverá erro na medição de território, afinal ela foi feita com GPS de alta precisão para conferir as coordenadas da divisa no mapeamento do Estado. No último 31 de outubro, o secretário de Planejamento de Santa Catarina entregou o relatório técnico ao governo paranaense, confirmando a readequação.
Edição de 2024 do Relatório do Cálculo de Área dos Municípios do Estado do Paraná, produzido anualmente pela Diretoria de Gestão Territorial do Instituto Água e Terra (IAT) do Instituto Água e Terra (IAT), mostra que 27 dos 29 cidades da Região Metropolitana de Curitiba passaram por algum tipo de revisão geográfica em 2024 por causa de imprecisões na área territorial. Quinze cidades encolheram tamanho e 12 cresceram. O levantamento foi produzido entre maio de 2023 e abril de 2024 por meio da revisão de documentos, leis e materiais cartográficos, além de trabalhos de campo, e pode ser encontradoaqui.
Com informações do Bem Paraná.
Júlio Rossato