Cúpula do G20 começa hoje no Rio de Janeiro
A Cúpula do G20 começa nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro com a presença de líderes globais como o presidente dos Estados Unidos Joe Biden e o presidente da China Xi Jiping. O mercado aguarda com ansiedade o pacote de medidas fiscais que deve ser divulgado na sequência do evento.
Além disso, a agenda estará mais esvaziada tanto nos EUA quanto no Brasil, que terá feriado nacional no dia 20 de novembro, quarta-feira.
Divulgação de dados importantes
O Ministério da Fazenda divulgará hoje a edição de novembro do Boletim Macrofiscal, além da versão atualizada do Panorama Macroeconômico.
Os principais dados divulgados na semana serão a inflação ao consumidor, PMI Industrial, de serviços e composto na Zona do Euro e nos EUA, na sexta-feira.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa de palestra no evento “CEOs Workshop”, promovido pela Consulting House, em São Paulo. O presidente Lula e o ministro Fernando Haddad participarão de eventos do G20, no Rio de Janeiro.
Pacote de medidas fiscais
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o pacote de gastos do governo está pronto e só depende de ajustes com um ministério, o da Defesa. Segundo Haddad, o conjunto de medidas acertado com o presidente Lula é do tamanho que a área econômica elaborou.
Notícias não confirmadas oficialmente, de que o pacote fiscal do governo pode ter impacto de R$ 70 bilhões, trouxeram certo otimismo para os negócios no Brasil no fim da semana passada.
Haddad disse que o número do ajuste será “expressivo”, e que a intenção é que todas as despesas passem, ao longo do tempo e “na medida do possível”, a obedecer aos limites do arcabouço fiscal.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) divulgará hoje (18) a grade de parâmetros macroeconômicos, com estimativas de indicadores econômicos que incluem o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação.
Outros acontecimentos
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Economia da Argentina, Luis Toto Caputo, assinam amanhã, 18, acordo para a importação de gás natural de Vaca Muerta, campo localizado entre as províncias de Neuquén e Rio Negro.
O Senado deve concluir hoje (18) a votação do projeto de lei que cria regras para o pagamento de emendas parlamentares.
A primeira-dama Janja Lula da Silva xingou o empresário Elon Musk durante evento do G20 Social, que ocorre às vésperas do encontro de líderes mundiais na cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu maior financiamento para apoiar as cidades no enfrentamento da crise climática durante cerimônia do Urban 20, o fórum dos prefeitos do G20, no Rio de Janeiro.
O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará novo depoimento à Polícia Federal (PF), na próxima terça-feira (19), em Brasília.
Júlio Rossato