Luzes misteriosas no céu de Maringá
No dia 16 de novembro de 2024, moradores de Maringá observaram luzes no céu que pareciam misteriosas, mas na verdade eram os satélites Starlink da empresa Space X, segundo explicação de Maico Zorzan, professor e astrônomo amador. De acordo com Zorzan, a presença dos satélites Starlink atrapalha bastante algumas pesquisas e observações que exigem fotos de longa exposição, pois os satélites refletem luz, mesmo que os atuais foram projetados para diminuir esse problema. No entanto, Zorzan explicou que os satélites são responsáveis por fornecer energia via satélite e foram lançados na semana anterior. Trata-se de uma constelação de satélites que buscam cobrir todo o planeta Terra e com o tempo se distanciam, mas quando estão recém lançados, eles ficam muito próximos e acabam criando essas carreatas no céu.
O que são os satélites Starlink?
Os satélites Starlink são da empresa Space X e foram lançados com o objetivo de fornecer energia via satélite. Eles formam uma constelação de satélites que buscam cobrir todo o planeta Terra e com o tempo se distanciam. Quando estão recém lançados, eles ficam muito próximos e podem criar essas carreatas no céu. No entanto, a presença dos satélites Starlink pode atrapalhar algumas pesquisas e observações que exigem fotos de longa exposição, pois os satélites refletem luz, mesmo que os atuais foram projetados para diminuir esse problema.
Impacto dos satélites Starlink
De acordo com Maico Zorzan, a presença dos satélites Starlink atrapalha bastante algumas pesquisas e observações que exigem fotos de longa exposição, pois os satélites refletem luz, mesmo que os atuais foram projetados para diminuir esse problema. No entanto, os satélites são responsáveis por fornecer energia via satélite e foram lançados na semana anterior. Trata-se de uma constelação de satélites que buscam cobrir todo o planeta Terra e com o tempo se distanciam, mas quando estão recém lançados, eles ficam muito próximos e podem criar essas carreatas no céu. Segundo Zorzan, as luzes puderam ser vistas em grande parte do Brasil.
Júlio Rossato