Ministro da Fazenda anuncia pacote de contenção de gastos
O pacote com medidas de contenção de gastos a ser anunciado pelo governo está praticamente fechando e será divulgado em breve, havendo apenas a pendência de resposta do Ministério da Defesa, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao Times Brasil/CNBC divulgada no domingo.
O ministro não comentou sobre o valor total de gastos que as medidas vão reduzir, afirmando apenas que “o pacote tem o tamanho das nossas necessidades para manter o crescimento equilibrado”.
Ele defendeu o equilíbrio das contas públicas para que o país cresça de forma sustentável. “É uma ilusão imaginar que se todo mundo gastar mais, vai ter mais para gastar. É o equilíbrio entre receita e despesa que está nos dando os resultados”, afirmou. (Reuters)
IPC-S varia 0,15% na segunda quadrissemana de novembro de 2024
O IPC-S da segunda quadrissemana de novembro de 2024 variou 0,15% e acumula alta de 4,28% nos últimos 12 meses. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Habitação cuja taxa de variação passou de 0,41%, na primeira quadrissemana de novembro de 2024 para -0,43% na segunda quadrissemana de novembro de 2024.
Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cujo preço variou -2,40%, ante 1,46% na edição anterior do IPC-S.
Líderes do G20 se reúnem no Rio de Janeiro e o dólar encerra sequência de altas frente ao real
Líderes do G20 reúnem-se nesta segunda-feira no Rio de Janeiro para sua cúpula anual, enquanto o Ministério da Fazenda divulga novos parâmetros macroeconômicos. A reunião do G20 acontece no momento em que líderes globais se preparam para uma mudança na ordem global com o retorno ao poder do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Às 10h, está previsto lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a primeira sessão da reunião de líderes do G20: Combate à Fome e à Pobreza, com participação do presidente Luiz Inácio Lula a Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Discussões sobre comércio, mudança climática e segurança internacional vão dividir espaço com mudanças na política norte-americana que Trump definiu para quando assumir a Casa Branca em janeiro, que vão de tarifas comerciais à promessa de uma solução negociada para a guerra na Ucrânia.
Também nesta segunda a Secretaria de Política Econômica divulga novas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação no Brasil, às 10h. Em sua última projeção, o governo elevou sua conta para o crescimento econômico do Brasil em 2024 a 3,2%, vendo expansão de 2,5% para 2025.
O dólar encerrou uma sequência de cinco altas seguidas frente ao real. O movimento vai na direção contrária da divisa norte-americana, que na comparação com as principais moedas do mundo ficou com o índice DXY em alta de 0,17%, aos 106,66 pontos.
Índices futuros dos EUA operam mistos no início da semana
N/A
Maiores baixas
N/A
Maiores altas
N/A
Confira a evolução do IBOV durante a semana, mês e ano:
N/A
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular!
N/A
IM Trader: notícias, análises, vídeos, podcasts e guias no novo canal do InfoMoney sobre Mercados.
N/A
Júlio Rossato