Bolsas europeias fecham em baixa devido a tensões geopolíticas
As bolsas da Europa fecharam em leve baixa hoje, ainda de olho nas tensões geopolíticas e recente escalada do conflito entre Ucrânia e Rússia que derrubaram os índices ontem.
Além disso, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido foi divulgado, com um avanço da inflação que pode conter uma maior flexibilização monetária pelo banco central do país.
O presidente eleito dos EUA, Trump, que prometeu acabar rapidamente com o conflito, está retornando à Casa Branca em um momento de ascendência russa.
Desempenho das ações de defesa
Levando em conta os conflitos atuais, se espera que as ações europeias de defesa tenham um forte desempenho após 2025, afirmam analistas da Moody’s.
Os desafios globais da cadeia de abastecimento que afetam as empresas aeroespaciais e de defesa representam o principal risco para a previsão de crescimento do lucro operacional de dois dígitos da Moody’s para 2025, observam.
Outros setores
Em outro setor, a procura de medicamentos para a perda de peso e para a diabetes, bem como o forte crescimento dos tratamentos oncológicos e imunológicos, deverão manter as ações farmacêuticas elevados, dizem os analistas.
CPI do Reino Unido
No Reino Unido, o CPI subiu 2,3% em outubro ante igual mês do ano passado, resultado que superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 2,2%.
A inflação de serviços avançou de 4,9% para 5,0%, acima da expectativa de manutenção dos analistas.
Júlio Rossato