Investidores aguardam pacote fiscal e Ibovespa opera em queda
Investidores brasileiros estão cautelosos diante da demora do anúncio do pacote fiscal, que estava previsto para ser divulgado após o segundo turno das eleições municipais, mas pode ser adiado para a próxima semana. O Ibovespa tem operado perto das mínimas, perdendo a marca dos 128 mil pontos da máxima da abertura (128.196,623 pontos) e abandonando o nível dos 127 mil pontos.
De acordo com Kevin Oliveira, sócio e consultor da Blue3 Investimentos, o Ibovespa tem operado de forma lateralizada desde o dia 11 de novembro, em meio ao atraso do pacote fiscal, e pode não sair esta semana. Além disso, há preocupações com a Rússia atacando a Ucrânia. Para o mercado, a questão macroeconômica é importante, e se o pacote sair esta semana, um forte corte de gastos, como falado na casa de R$ 70 bilhões, pode aliviar o risco Brasil.
Resultados corporativos do terceiro trimestre não conseguem avançar o Ibovespa
Felipe Moura, analista da Finacap, afirma que mesmo com os bons resultados corporativos do terceiro trimestre apresentados recentemente, o Ibovespa não consegue avançar por conta das preocupações fiscais. Para ele, a temporada foi boa, com crescimento no lucro de muitas empresas e alguns dentro do consenso, mas o mercado não sabe se o pacote sairá e quando sairá, o que tem segurado os preços do mercado.
Bolsas dos EUA avançam após dados de auxílio-desemprego
Nos EUA, as bolsas avançam após dados de auxílio-desemprego. Na volta do feriado da Consciência Negra, os investidores brasileiros monitorarão a reunião do presidente Lula com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a pauta fiscal. Um dos impasses do plano de redução de despesas, relacionado ao Ministério da Defesa, parece ter sido solucionado, mas a escalada da guerra na Ucrânia é monitorada pelos investidores. Ontem, a fabricante de chips americana Nvidia divulgou balanço que superou estimativas com lucro e receita, mas ficou aquém das expectativas mais otimistas e as ações reagiram em queda.
Além do cenário fiscal, os investidores esperam por mais informações sobre o Plano Estratégico 2025/2029 da Petrobras, que será apresentado nesta quinta-feira ao conselho da estatal. Nesta terça, a empresa paga a parcela de dividendos aprovados em agosto.
Outro ponto de atenção é a afirmação do Carrefour (CRFB3) de que se compromete a não vender mais carnes provenientes de produtores do Mercosul. As ações do Carrefour cediam 4,03% às 11h28.
O Ibovespa caía 1,04%, aos 126.859 pontos.
Júlio Rossato