Alunos de medicina e odonto atendem populações ribeirinhas no Pará
Neste sábado, 23, alunos e professores dos cursos de medicina e odontologia do Centro Integrado de Campo Mourão iniciam a expedição humanitária Projeto Humanika no norte do país, pelo terceiro ano consecutivo. A equipe viaja mais de 3.300 km até vilarejos de ribeirinhos às margens do Rio Amazonas, no Pará, para oferecer atendimento de saúde a populações carentes, muitas vezes sem acesso a médicos. Serão aproximadamente 30 integrantes entre médicos, dentistas e estudantes do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão.
O trajeto da viagem terá que ser feito de ônibus, carregando medicamentos e equipamentos clínicos e odontológicos, devido à seca. Os atendimentos começam na segunda-feira, 25, e serão realizados durante 10 dias. Serão oferecidos atendimentos médicos e odontológicos, além de pequenos procedimentos cirúrgicos. Estima-se que sejam realizados até 1.500 procedimentos médicos.
Para os estudantes, a experiência é única, praticando a medicina em uma região tão carente e isolada do perímetro urbano. A ginecologista Carolina Ferrari, professora do curso de medicina, afirma que os pacientes são muito gratos ao trabalho oferecido, mesmo diante das dificuldades da viagem.
Os alunos e professores do Centro Integrado de Campo Mourão têm o objetivo de levar atendimento de saúde a populações que muitas vezes nunca tiveram acesso a médicos e dentistas. O Projeto Humanika é uma oportunidade para que esses alunos vivam uma experiência única e para que possam contribuir com a sociedade.
Júlio Rossato