Bolsa americana pode operar 23h por dia
A Securities and Exchange Comission (SEC) pode aprovar o pedido da 24 Exchange para instalar a primeira bolsa dos Estados Unidos com pregão praticamente ininterrupto. A proposta é operar 23 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, incluindo feriados.
A decisão da SEC demandaria mudanças relevantes em diversas pontas da cadeia do mercado. Andrew Oppenheimer, head de desenvolvimento de negócios e estratégia da Nasdaq, explica que cada operação precisa ser compensada e a compensação acontece na DTC, uma agência de clearing que não fica aberta 24 horas por dia. Além disso, os dados de cada negócio realizado em cada bolsa precisam alimentar um feed de mercado consolidado, o SIP, que funciona das 4h às 20h. A Nasdaq já funciona das 4h às 20h com o pregão regular acontecendo das 9h30 às 16h.
A operação 24 horas do mercado de criptomoedas e o aumento da atividade dos investidores de varejo de outros continentes, principalmente da Ásia, desfavorecidos pelo fuso horário dos EUA, tornam o assunto importante. O aumento da possibilidade de operação ininterrupta é visto com bons olhos pelos participantes da indústria, mas não é um ponto pacífico. Oppenheimer afirma que a oportunidade não é robusta devido ao baixo volume que a Nasdaq registra nos seus horários alternativos de negociação e ao investimento necessário para manter uma operação ininterrupta.
Júlio Rossato