Dólar em queda ante o real
O dólar opera com baixa ante o real nesta sexta-feira (22), apagando parte dos ganhos da véspera, quando acompanhou o avanço da moeda norte-americana no exterior em meio à escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia no leste europeu. Investidores locais ainda seguem à espera por medidas fiscais do governo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, na quinta-feira (21), que as medidas do pacote de corte de gastos do governo federal devem ser anunciadas no começo da semana que vem.
Às 9h15, o dólar à vista operava com baixa de 0,34%, cotado a R$ 5,791 na compra e R$ 5,792 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,25%, a 5.807 pontos.
Na quinta-feira, o dólar à vista fechou o dia com avanço de 0,76%, cotado a 5,8117 reais.
O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 15.000 contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de janeiro de 2025.
Apesar do recuo na sessão de hoje, a divisa americana está a caminho de um ganho semanal, à medida que investidores voltavam a demonstrar aversão ao risco em meio à escalada das tensões entre Ucrânia e Rússia, com parte do foco ainda na espera por medidas fiscais no Brasil.
Índices futuros dos EUA
Recuam, mas devem terminar semana no positivo.
Pacote fiscal
Ficará oficialmente para a próxima semana, conforme confirmado ontem por Haddad.
Júlio Rossato