ETF alavancado da Tuttle Capital Management atinge limites de exposição em swaps
O gestor Matt Tuttle, da empresa Tuttle Capital Management, enfrenta limites de exposição em swaps no fundo T-Rex 2X Long MSTR Daily Target ETF, que oferece o dobro do retorno das ações altamente voláteis da MicroStrategy.
O ETF estava em alta em meados de outubro, atraindo centenas de milhões de dólares. Para entregar os retornos prometidos, Tuttle vinha comprando swaps por meio de prime brokers, uma prática considerada comum em Wall Street. No entanto, apenas três corretoras concordaram em trabalhar com ele devido às oscilações nas ações da MicroStrategy, e todas começaram a atingir seus limites de capacidade.
Alavancando o risco
A ascensão sem precedentes desse ETF altamente alavancado está testando o apetite por risco entre os prime brokers de Wall Street. Embora a compra de opções para atingir os objetivos do fundo não seja controversa, destaca os desafios para atender à crescente demanda pelo produto.
Um formador de mercado ligado ao negócio de swaps de MicroStrategy para esses ETFs alavancados afirmou que os fundos estão testando os limites de risco dos prime brokers, e destacou que a volatilidade dos ETFs também exige grandes pagamentos de margem.
O uso de opções para cumprir os mandatos traz mais complexidade
Para emissores de ETFs, o uso de opções para cumprir os mandatos traz mais complexidade, como a necessidade de acompanhar as variações teóricas dos preços dos derivativos conforme as ações subjacentes oscilam.
Tuttle agora dedica parte de suas tardes para avaliar as necessidades de opções, colaborando com traders e formadores de mercado, com a demanda dependendo dos fluxos de ETFs e das oscilações nas ações da MicroStrategy.
Novos players podem estar mais dispostos a colaborar em atividades de negociação
“Esse processo de avaliação de risco tende a se tornar ainda mais rigoroso ao lidar com ativos mais voláteis, como MicroStrategy, criptomoedas ou ações de alto crescimento,” afirmou a CEO da Defiance ETFs. “Com uma melhor compreensão de como gerenciar e proteger esses produtos de forma eficaz, novos players podem estar mais dispostos a colaborar em atividades de negociação.”
Júlio Rossato