O grupo farmacêutico Hypera (HYPE3) garantiu financiamento de cerca de 363,8 milhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desenvolver, em sua subsidiária Brainfarma, uma planta-piloto, uma fábrica de medicamentos oncológicos e um centro de pesquisa, conforme anunciado pelo banco de fomento nesta sexta-feira.
O financiamento também inclui recursos para uma nova fábrica onde será produzido o princípio ativo do Buscopan, disse o BNDES em comunicado. O crédito do banco de fomento representa cerca de 88% do valor total a ser investido no projeto do grupo privado.
Mercado institucional
Os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e a planta-piloto de medicamentos biológicos serão voltados ao mercado institucional, que atende hospitais, clínicas e unidades de saúde públicas e privadas, de acordo com o BNDES.
Eles devem inserir o grupo em mercados de maior valor e complexidade, avançando no domínio de tecnologias e terapias de ponta, contribuindo para o acesso a medicamentos no Brasil, atendendo a mercados privados e públicos (SUS) por meio de Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e Parcerias para o Desenvolvimento de Inovação Local (PDILs) junto a instituições públicas brasileiras
Oferta pública de aquisição rejeitada
Em outubro, a EMS, do grupo NC, fez uma proposta de oferta pública de aquisição de ações e de combinação de negócios com a Hypera. No entanto, o conselho de administração da Hypera rejeitou a oferta por subestimar significativamente o valor da empresa.
Júlio Rossato