Rebalanceamento do Ibovespa previsto para janeiro de 2025
A B3, principal Bolsa de valores brasileira, fará o rebalanceamento do índice Ibovespa em 6 de janeiro de 2025. Prévias oficiais serão publicadas em 2 de dezembro de 2024, 16 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025.
O Itaú BBA prevê que as ações de Marcopolo (POMO4), Porto (PSSA3) e Smart Fit (SMFT3) serão incluídas no índice, pois estão ultrapassando o limite de negociabilidade estabelecido na metodologia do índice. POMO4 terá peso de 0,30%, PSSA3 de 0,33% e SMFT3 de 0,30%, segundo cálculos do BBA.
Com relação às exclusões, analistas calculam que há alta probabilidade de saída das ações da Alpargatas (ALPA4) e da Eztec (EZTC3), uma vez que seus índices de negociabilidade estão agora fora da zona de amortecimento da metodologia do índice.
O Itaú BBA prevê um rebalanceamento movimentado, com três inclusões e duas exclusões, elevando o número de ativos do Ibovespa de 86 para 87. O BBA ainda vê Copel (CPLE3) e Direcional (DIRR3) como ações que estão próximas do limite de inclusão e podem potencialmente aparecer nas prévias oficiais da B3, dependendo de mudanças em sua negociabilidade.
Por fim, o banco espera mudanças de peso para as ações de Petrobras (PETR3) e Itaú (ITUB4). No primeiro caso, segundo analistas, os pesos das ações são definidos para serem limitados por seus índices de negociabilidade, enquanto o último aumentou seu índice de negociabilidade desde o último rebalanceamento, permitindo um peso maior neste rebalanceamento.
Júlio Rossato