UFPR oferece 704 vagas em cursos de graduação sem vestibular
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está oferecendo centenas de vagas para diversos cursos de graduação sem a necessidade de vestibular. Os candidatos irão concorrer às vagas através de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), com seleção pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No total, são ofertadas 704 oportunidades distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Quem pode se inscrever? O Processo Seletivo Simplificado UFPR ENEM 2025 (PSS ENEM 2025) consiste em um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da UFPR e destina-se à ocupação de vagas remanescentes do Processo Seletivo Próprio da UFPR 2025 (PS/UFPR 2025). Para fins de classificação, o PSS ENEM 2025 utilizará exclusivamente a pontuação dos candidatos em uma das últimas 05 (cinco) edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cursos oferecidos
Os cursos oferecidos são: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Letras - Português, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo.
Quem pode se inscrever?
Para se candidatar a uma vaga do PSS ENEM 2025, o candidato deve preencher todas as seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada com bolsa integral comprovada;
- Ter cursado o ensino médio completo parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição de ensino privada;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada sem bolsa integral comprovada, exclusivamente na condição de pessoa com deficiência ou de transgênero;
- Ter cursado o ensino médio completo por meio de Exames de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas públicos de ensino.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025. Não há taxa de inscrição.
Júlio Rossato