Ponte Invertida chama atenção no Paraná
Uma ponte “diferente” tem chamado a atenção de quem passa pelo Rio São João, no sudeste do Paraná. Trata-se da ‘Ponte Invertida’, localizada em Pedra Branca do Araraquara, distrito da zona rural de Guaratuba, litoral paranaense.
O diferencial da estrutura se dá pelo rio passar sobre a ponte, e não por baixo como convencionalmente é feito. Na realidade, a ‘Ponte Invertida’ se assemelha a uma passarela de concreto, a poucos centímetros da superfície do rio e que possui aproximadamente 48 metros de extensão.
Travessia perigosa
Além de ponto turístico, muito visitado em dias ensolarados pela água cristalina do rio e da possibilidade de atravessá-lo a pé, a ponte também é utilizada para a travessia de veículos, o que exige cuidado e atenção redobrada.
Pelas características do Rio São João, que se forma em regiões serranas, é comum que aconteçam as chamadas cabeças d’água, que consistem no aumento rápido e repentino do nível do rio em decorrência de chuvas. Assim, por diversas vezes a ‘Ponte Invertida’ já foi invadida pelo rio, o que impossibilita a travessia, além de ilhar ou arrastar quem estiver sobre ela.
Acidentes recentes
No dia 16 deste mês, dois homens foram resgatados na ponte, depois de serem atingidos por uma enxurrada e ficarem ilhados em cima de um carro.
Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), eles estavam atravessando a ponte com o veículo, quando o nível do rio se elevou e uma forte correnteza os atingiu. O veículo acabou preso em um desnível e foi tomado pela água.
A equipe do CBMSC foi acionada e conseguiu resgatar os envolvidos em segurança com o uso de um helicóptero.
Recomendações
Outros incidentes semelhantes já foram registrados no local pelos mesmos motivos. A recomendação é evitar atravessar a ponte em dias chuvosos, além de sempre ficar atento aos sinais de aumento do nível do rio.
Com informações do Portal ND Mais.
Júlio Rossato