Governo Lula deve anunciar pacote de corte de gastos nesta semana
O pacote com medidas de corte de gastos, que já foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será anunciado pela equipe econômica na quarta-feira (27) ou na quinta-feira (28). Fontes afirmam que o pacote já está definido, mas passa por ajustes finais de redação. A divulgação na terça-feira (26) tem poucas chances de acontecer.
Propostas serão encaminhadas ao Congresso Nacional
As propostas de corte de gastos devem ser encaminhadas ao Congresso Nacional ainda nesta semana. O governo Lula vai mandar para o Parlamento uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei Complementar (PLC) com as medidas fiscais. A intenção do governo é aprovar as medidas ainda neste ano.
Medidas de corte de gastos
Entre as medidas de corte de gastos está o “redesenho” do abono salarial, que pode ficar mais concentrado nos mais pobres. A desvinculação de benefícios sociais em relação ao salário mínimo está descartada pelo governo. O governo também deve adotar instrumentos que ajudem a otimizar a revisão de políticas sociais, minimizando possíveis irregularidades. Uma das ideias levantadas é a exigência de biometria. Outro passo importante seria a ampliação do público-alvo da revisão.
Opiniões divergentes
Ministros que comandam pastas ligadas à área social resistiam fortemente ao ajuste fiscal, mas Haddad e a equipe econômica venceram a queda de braço. O mercado financeiro aguarda com ansiedade a apresentação de um pacote de medidas de controle de despesas prometido pelo governo federal para depois das eleições municipais.
Júlio Rossato