Carrefour reforça compromisso com agricultura brasileira após polêmica na França
O Carrefour, maior grupo supermercadista da Europa e do Brasil, reforçou seu compromisso com a agricultura brasileira após uma polêmica envolvendo a compra de carne sul-americana para suas lojas francesas. A declaração anterior do CEO global, Alexandre Bompard, foi mal interpretada pelos brasileiros, que questionaram a parceria da empresa com o setor agropecuário local. Em comunicado, o Carrefour reiterou que compra quase toda a carne que vende na França de produtores franceses e a carne que vende no Brasil exclusivamente de pecuaristas brasileiros, mantendo essa estratégia. Bompard pediu desculpas pelo mal-entendido e destacou que o Carrefour Brasil compra quase toda a carne necessária de fornecedores nacionais, reafirmando a parceria de 50 anos com o setor agropecuário local. Sob sua presidência, o Carrefour dobrou os investimentos e compras de produtos brasileiros. O CEO global afirmou que a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de sua parceria com a agricultura brasileira, mas que a empresa está empenhada em trabalhar, na França e no Brasil, em prol de uma agricultura próspera, seguindo seu propósito pela transição alimentar para todos.
Boicote de frigoríficos brasileiros ao Carrefour
A declaração de Bompard gerou forte reação no Brasil, incluindo um boicote de frigoríficos brasileiros ao Carrefour. Atualmente, 23 frigoríficos, incluindo gigantes como JBS, Marfrig e Masterboi, suspenderam o fornecimento de carne para as unidades do Carrefour no Brasil. Segundo fontes do setor, essa decisão já impacta mais de 150 lojas da rede, com consumidores relatando a falta de produtos específicos nas prateleiras. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, elogiou a decisão dos frigoríficos, embora tenha afirmado que não solicitou o boicote. O boicote foi visto como uma resposta à declaração de Bompard, considerada “desproporcional” pelo ministro.
Carta de esclarecimento do CEO global do Carrefour
O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, escreveu uma carta de esclarecimento ao Excelentíssimo Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Senhor Carlos Fávaro, pedindo desculpas pelo mal-entendido e reforçando o compromisso do grupo com a agricultura brasileira. Ele destacou que o Carrefour é um grupo descentralizado e enraizado em cada país onde está presente, comprando quase toda a carne que necessita de produtores franceses para as atividades na França e exclusivamente de pecuaristas brasileiros para as atividades no Brasil. Bompard afirmou que a declaração de apoio do Carrefour França aos produtores agrícolas franceses não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais e que a empresa quis assegurar aos agricultores franceses a perenidade do apoio e das compras locais.
Compromisso com a agricultura brasileira
O Grupo Carrefour Brasil é profundamente brasileiro, com mais de 130.000 colaboradores, e se desenvolveu e continua se desenvolvendo em parceria com produtores e fornecedores do Brasil, valorizando o trabalho do setor produtivo e sempre em benefício de seus clientes. Nos últimos anos, o Grupo Carrefour Brasil acelerou seu desenvolvimento, dobrando tanto o volume de seus investimentos no país quanto suas compras da agricultura brasileira. O Brasil é o país em que o Carrefour mais investiu sob a presidência de Bompard, confirmando a ambição e o comprometimento da empresa com o país. O Carrefour está empenhado em trabalhar, na França e no Brasil, em prol de uma agricultura próspera, seguindo seu propósito pela transição alimentar para todos.
Júlio Rossato