Justiça determina afastamento de secretário
A Justiça determinou o afastamento das funções do secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur. A decisão atende um pedido do Ministério Público que investiga possível direcionamento em licitação pública.
Investigação de fraude em licitação
O Ministério Público aponta que a licitação dos playgrounds de cordas teria sido fraudada para impedir a livre concorrência e direcionar os vencedores. A ação de improbidade administrativa proposta pela 20ª Promotoria de Justiça pede o ressarcimento ao erário e o pagamento de multas no valor de R$7 milhões. Foram analisadas quatro licitações, sendo que em uma delas o grupo econômico beneficiado é ligado, segundo o Ministério Público, ao próprio secretário.
Bloqueio de bens
A Justiça deferiu o afastamento e o bloqueio dos bens do secretário de Mobilidade Urbana de Maringá.
Ação de improbidade
A Promotoria de Justiça de Maringá propôs ação de improbidade contra o secretário de Maringá e outras duas pessoas jurídicas e quatro pessoas físicas, pela prática de atos de improbidade dos artigos 10 e 11 da lei de improbidade.
Nota da prefeitura de Maringá
Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que a determinação da Justiça foi cumprida e o secretário foi afastado da função. A nova secretária da Mobilidade Urbana é Érica Magalhães.
Júlio Rossato