Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária tem apenas 1 inscrito em vestibular da UFSC
O vestibular unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, promete ser um dos mais concorridos do país, reunindo mais de 24 mil candidatos para disputar 6,7 mil vagas em 200 cursos. A média de concorrência atinge até 67 candidatos por vaga em alguns cursos, mas o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, oferecido no campus de Joinville, destoou completamente ao registrar apenas um inscrito para as 28 vagas disponíveis.
Com duração de cinco anos e ofertado em regime integral, o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária capacita profissionais para atuar em um setor fundamental para a logística e mobilidade urbana do Brasil. O engenheiro formado nessa área está apto a projetar sistemas mecânicos e elétrico-eletrônicos, realizar manutenção de equipamentos ferroviários e metroviários, além de operar e supervisionar sistemas de transporte sobre trilhos.
As atividades vão além do trabalho técnico: o profissional também lida com fornecedores, elabora relatórios técnicos, gerencia testes experimentais de campo e acompanha inovações tecnológicas do setor.
Concorrência em outros cursos de engenharia da UFSC
Os cursos de engenharia e tecnologia da UFSC apresentam variações significativas na concorrência. Engenharia Aeroespacial lidera a procura com 252 candidatos disputando 35 vagas, enquanto Engenharia Mecatrônica registra 116 inscritos para 35 vagas. Já Engenharia Automotiva tem 84 candidatos para 35 vagas, e Ciências e Tecnologia conta com 54 inscritos para 42 vagas. Por outro lado, Engenharia Civil de Infraestrutura e Engenharia Naval apresentam menor competitividade, com 33 e 37 inscritos para 35 vagas, respectivamente. Engenharia de Transporte e Logística segue tendência semelhante, com 19 candidatos para 35 vagas.
Com informações do NCS Total
Júlio Rossato