O relevo do Paraná
O Paraná é um estado brasileiro com um relevo bastante diversificado. Sua região sul é conhecida por abrigar o ponto mais alto da região, o Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude. Adentrando o estado em direção ao oeste, o relevo paranaense apresenta um conjunto de planaltos, conhecidos como Primeiro (de Curitiba), Segundo (de Ponta Grossa) e Terceiro (de Guarapuava).
Inácio Martins
Inácio Martins é o município mais alto do Paraná, com 1.238 metros de altitude acima do nível do mar. A cidade está localizada no Terceiro Planalto, na Serra da Esperança, a 61,6 km de Guarapuava. Por conta das características da região, frequentemente a cidade enfrenta climas severos, sendo atingida por geadas e neve. Em agosto, Inácio Martins registrou uma das menores temperaturas do estado no ano, com os termômetros marcando -2,3°C, de acordo com o Simepar.
Guarapuava
Com 1.110 metros de altitude, Guarapuava é a segunda cidade mais alta do Paraná. Ela dá nome ao Terceiro Planalto e, assim como Inácio Martins, está localizada na região da Serra da Esperança, no centro-sul paranaense. A temperatura média anual do município é de 16,8ºC. Em agosto, os termômetros de Guarapuava marcaram -2,3ºC, conforme o Simepar.
Palmas
Palmas é a terceira cidade mais alta do Paraná, com 1.080 metros de altitude. Localizada no sudoeste do estado, o município fica a sul do Rio Iguaçu, em uma região de vales de grandes proporções. A temperatura média anual do município fica em torno dos 15°C, mas chegou aos -3,6°C em agosto deste ano, a segunda menor temperatura deste ano no estado, segundo o Simepar.
Atrações turísticas
Cada uma dessas cidades possui suas próprias atrações turísticas. Em Inácio Martins, a cachoeira Zatta é considerada pelos moradores como a mais bonita do município. Ela se forma pelo Rio da Areia, afluente do Rio Iguaçu, e possui 200 metros de largura e 25 metros de altura. Guarapuava conta com a Lagoa das Lágrimas, localizada no coração da cidade, e o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com um dos maiores saltos do Brasil. Já Palmas recebeu a primeira usina eólica da região Sul do Brasil, além do Parque Ecológico da Gruta, uma grande área de conservação ambiental.
Júlio Rossato